No filme Matrix (1999), os seres humanos vivem em um futuro pós-apocalíptico no qual são usados, sem saber, como fonte de eletricidade para robôs inteligentes. Enquanto isso, as suas consciências estão presas em um sofisticado mundo virtual que simula o cotidiano do século 20.
+ Piloto de Fórmula 1 virtual é contratado por equipe de F2 real
+ Brasileiros lideram ranking de mais tempo no celular
+ Fotografia mostra a ISS em órbita sobre a Terra durante a noite
Pois um fazendeiro turco decidiu fazer uma experiência semelhante, usando vacas como cobaias. O objetivo é testar o uso de realidade aumentada para contribuir para o aumento na produção de leite.
De acordo com uma reportagem da Anadolu Ajansi, a experiência teria surgido na Rússia e foi replicada pelo criador İzzet Koçak. Além de botar as vacas para ouvir música clássica, ele colocou óculos de realidade aumentada em alguns animais com o objetivo de exibir constantemente a imagem de pastos verdejantes.
İzzet garantiu à agência de notícias que houve um ganho na qualidade e na quantidade do leite produzido pelas vacas participantes da experiência. Um dos animais, que normalmente produzia em média 22 litros, passou a produzir 27 com a realidade aumentada.